quinta-feira, 26 de junho de 2014

Participação da SME de Itapoá no VIII Seminário Freireano em Joinville



A Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Itapoá está participando do VIII Seminário Freireano, com o tema Formação de Professores – Educar para transformar, ministrado por Roberta Stangherlim, Profª Dra. do Instituto Paulo Freire de São Paulo.
A programação começou no último dia 24 de junho no Teatro Juarez Machado e se encerrará hoje, dia 26, no Instituto INESA.
Este ano, a Prof. Cátia Eliane Nicolachlik, da rede municipal de educação de Itapoá, foi convidada à participar do seminário e apresentar seu projeto sobre Alfabetização: uma proposta libertadora, premiado em 2011, pelo Professor nota 10 da Fundação Victor Civita.
O seminário pretende tratar de conceitos fundantes da teoria da educação de Paulo Freire na perspectiva de compreender a formação e o exercício docente como dimensões imprescindíveis do processo de desenvolvimento profissional de professores. A conferencia está organizada em três momentos.
O primeiro momento trata da Formação de Professores, destacando pesquisas que analisam características de cursos de Pedagogia e de Programas de Projetos de Formação Continuada, no contexto nacional. O segundo momento é destinado às reflexões sobre o exercício Profissional Docente, tendo em vista limites e possibilidades decorrentes de políticas públicas educacionais. E o terceiro, abrange diversos temas em torno da Escola e das Práticas Educativas, evidenciando aspectos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e de construção do conhecimento na escola. Assim, ao se tornarem capazes de apreender a cultura em que vivem, também são capazes de transformá-la e de serem transformados por ela, pois, como diria Freire, somos seres inacabados, inconclusos e incompletos, condicionados a aprender ao longo da vida.
Confira as fotos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário