segunda-feira, 30 de março de 2015

Implantação da Escola em Tempo Integral em Itapoá – Escola Municipal João Monteiro Cabral

A Escola João Monteiro Cabral iniciou no último dia 16 de março a escola de tempo integral, com a parceria do MEC (Ministério da Educação), FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) e da Prefeitura Municipal de Itapoá – Secretaria de Educação.
O projeto busca a integralidade do aluno, com atividades de dimensões afetivas, artísticas, pedagógicas e esportivas, contemplando uma lógica diferenciada de aprendizado, integrando espaços, saberes e agentes educadores, bem como fortalecer laços e tarefas entre escola – pais – comunidade.
São atendidas inicialmente com o Projeto Piloto de Integralidade, duas turmas em período integral, rimando quantidade e qualidade educacionais para que os estudantes tenham oportunidades de desenvolvimento dos requisitos necessários para uma vida plena com participação ativa e saudável na sociedade. O atendimento é realizado três dias da semana, num turno único com duração de 8h diárias.
Importante frisar que o atendimento dar-se-á em tempo contínuo, sem que haja fragmentação dos turnos letivos, incluindo-se neste período, o tempo destinado a alimentação, higienização, passeios e demais atividades pedagógicas. Dessa forma, a jornada de tempo integral pressupõe um turno único, mesmo que haja um momento focado nas atividades da Base Nacional Comum ou nas atividades complementares.
Durante o dia letivo, o estudante recebe de 04 a 05 refeições diárias, alimentação preparada pelo Centro de Preparo de Alimentação Escolar do município, sendo o cardápio apropriado para as especificidades próprias da faixa etária. O período destinado às refeições, foi pensado como um momento para a formação de hábitos alimentares saudáveis, de higiene, boas maneiras, valores e, acima de tudo, socialização e interação dos estudantes com todos os envolvidos na unidade escolar.
Os períodos destinados às atividades diárias realizadas sob responsabilidade do professor, ocorrem dentro de sala de aula e/ou em outros espaços como biblioteca, pátio, parque, laboratório de informática, ambientes externos, etc.
Segundo a proposta do MEC, a Educação integral representa a opção por um projeto educativo integrado, em sintonia com a vida, as necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes. Um projeto em que crianças, adolescentes e jovens são vistos como cidadãos de direitos em todas as suas dimensões. Não se trata apenas de seu desenvolvimento intelectual, mas também do físico, do cuidado com sua saúde, além do oferecimento de oportunidades para que desfrute e produza arte, conheça e valorize sua história e seu patrimônio cultural, tenha uma atitude responsável diante da natureza, aprenda a respeitar os direitos humanos e os das crianças e adolescentes, seja um cidadão criativo, empreendedor e participante, consciente de suas responsabilidades e direitos, capaz de ajudar o país e a humanidade a se tornarem cada vez mais justos e solidários, a respeitar as diferenças e a promover a convivência pacífica e fraterna entre todos.
Essa inovação traz, a todos, grandes expectativas. Ganham os alunos, a comunidade e toda a Equipe Escolar, que busca a cada dia, a excelência no trabalho.

 












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