quinta-feira, 15 de maio de 2014

Projeto Oral e Escrito - 5º ano Escola Frei Valentim

Os Projetos desenvolvidos nas escolas contribuem para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos na medida em que articula objetivos didáticos e objetivos comunicativos. Na linguagem escrita, o objetivo principal é promover uma interação maior dos alunos com o gênero biografia. Um gênero que possibilita pensar na história de cada um, como também entender as pessoas através da sua história de vida. Já na linguagem oral o projeto tem como objetivo o gênero literário relato. Resumir textos, fazer pesquisas, entre outras atividades envolvem os alunos para que no final do projeto apresentem um DVD com gravações individuais, onde relatam acontecimentos históricos que trouxeram transformações em nosso Estado.

Diante disso a Professora Alair Maria Schneider Reolon, que trabalha com os 5ºs anos da Escola Frei Valentim está trabalhando o Projeto. E para complementar o desenvolvimento do trabalho Oral, que tem como tema “Colonizadores de Santa Catarina”, os alunos além dos livros estão buscando informações no laboratório de informática da escola, com o objetivo além do DVD, criar slides apresentando as oito etnias que mais contribuíram para a colonização do Estado de Santa Catarina.

Também no dia 30 de abril a turma realizou uma aula de campo na Reserva Volta Velha, que se encontra em nossa cidade. Lá exploraram o ambiente e esclareceram dúvidas, mas o principal momento foi a conversa com o índio Yawaritsawa para a montagem de sua biografia. Depois voltaram a escola, com aprendizagens significativas e um rico material para a construção do projeto escrito.

Parabéns a professora, alunos e demais envolvidos. Agora aguardamos o resultado final do Projeto.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário