segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Projeto vida marinha e suas surpresas – Escola Municipal Frei Valentim

A escola deve ser um espaço que motive e não somente que se ocupe em transmitir conteúdos. Para que isso ocorra, o professor precisa propor atividades que os alunos tenham condições de realizar e que despertem a curiosidade deles e os faça avançar. É necessário levá-los a enfrentar desafios, a fazer perguntas e procurar respostas.
Abordar de forma diferente os conteúdos das disciplinas em sala de aula, são estratégias que geram aprendizagens e conhecimentos.
A aprendizagem tem origem na motivação, e essa não brota espontaneamente, mas sim do despertar do olhar, da interação, do dialogo, da investigação.
Os objetivos do projeto são:
  • Levantar as hipóteses, os conhecimentos prévios das crianças sobre o universo da vida marinha.
  • Oportunizar às crianças a leitura e investigação de espécies da vida marinha para selecionar algumas para aprofundar estudos.
  • Fazer uma leitura prévia das espécies que há no Aquário Marinho, despertar a curiosidade para a visita se tornar ainda mais rica.
  • Fomentar nas crianças a vontade de saber mais sobre a vida marinha e seus desafios de sobrevivência pela falta de consciência sobre a preservação ambiental
  • Incentivar as crianças a pensarem sobre a preservação ambiental, o significado e a necessidade.
O projeto já está em andamento, com leituras de textos informativos, vídeos e filmes sobre a vida marinha, a diversidade desse universo, e a luta pela preservação das espécies e do ambiente.
Nesse movimento, os alunos do 3º ano matutino da Professora Michelle R. da Veiga, realizam as releituras do que compreenderam, através de textos escritos, painéis, maquetes e apresentações.
Após todo esse processo, os alunos foram visitar o Aquário Marítimo em Paranaguá para se consolidar e contribuir para construir e reconstruir conhecimentos com relação aos animais e seu meio ambiente de maneira prazerosa.
 








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário