A
escola deve ser um espaço que motive e não somente que se ocupe em
transmitir conteúdos. Para que isso ocorra, o professor precisa
propor atividades que os alunos tenham condições de realizar e que
despertem a curiosidade deles e os faça avançar. É necessário
levá-los a enfrentar desafios, a fazer perguntas e procurar
respostas.
Abordar
de forma diferente os conteúdos das disciplinas em sala de aula, são
estratégias que geram aprendizagens e conhecimentos.
A
aprendizagem tem origem na motivação, e essa não brota
espontaneamente, mas sim do despertar do olhar, da interação, do
dialogo, da investigação.
Os
objetivos do projeto são:
- Levantar as hipóteses, os conhecimentos prévios das crianças sobre o universo da vida marinha.
- Oportunizar às crianças a leitura e investigação de espécies da vida marinha para selecionar algumas para aprofundar estudos.
- Fazer uma leitura prévia das espécies que há no Aquário Marinho, despertar a curiosidade para a visita se tornar ainda mais rica.
- Fomentar nas crianças a vontade de saber mais sobre a vida marinha e seus desafios de sobrevivência pela falta de consciência sobre a preservação ambiental
- Incentivar as crianças a pensarem sobre a preservação ambiental, o significado e a necessidade.
O
projeto já está em andamento, com leituras de textos informativos,
vídeos e filmes sobre a vida marinha, a diversidade desse universo,
e a luta pela preservação das espécies e do ambiente.
Nesse
movimento, os alunos do 3º ano matutino da Professora Michelle R. da
Veiga, realizam as releituras do que compreenderam, através de
textos escritos, painéis, maquetes e apresentações.
Após
todo esse processo, os alunos foram visitar o Aquário Marítimo em
Paranaguá para se consolidar e contribuir para construir e
reconstruir conhecimentos com relação aos animais e seu meio
ambiente de maneira prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário